Normas

Normas para inscrição e apresentação de trabalhos

  1. Participantes:

Alunos e servidores de instituições públicas ou privadas, de ensino fundamental, médio, técnico ou superior. Todos os trabalhos deverão possuir orientador com formação de nível superior.

  1. Inscrições:

As inscrições para apresentação de trabalhos serão realizadas até o dia 30 de setembro 14 de outubroOs participantes na modalidade ouvinte poderão se inscrever até o dia do evento ou durante o credenciamento.

As inscrições são GRATUITAS.

  1. Envio de trabalhos

Os trabalhos deverão ser submetidos através do site. TRABALHOS ENVIADOS SEM ESPECIFICAÇÃO DA ÁREA SERÃO DEVOLVIDOS;

  1. Normas para submissão de trabalhos

A inscrição deverá ser realizada por apenas um participante do projeto (o qual deverá ser o apresentador no evento), devendo este elencar, no ato da inscrição, o nome dos demais coautores e orientador do trabalho.

É obrigatória a existência de um orientador para o trabalho, não sendo possível, a inscrição de trabalhos sem orientador ou mesmo a inscrição de trabalhos de orientador como apresentador.

Cada trabalho poderá incluir até cinco nomes de participantes (entre autor, orientador e coautores).

O orientador não poderá ser o apresentador do trabalho.

Cada inscrição dará direito à submissão de dois trabalhos de pesquisa, ensino ou extensão.

A modalidade de apresentação dos trabalhos será  de acordo com o nível de ensino, conforme tabela 1.

Tabela 1. Modalidade de apresentação de trabalhos conforme nível de ensino.

Nível de ensino

Modalidade de Apresentação

Fundamental

Exposição de trabalho

Médio e Técnico

Pôster ou oral

Superior

Oral

 

Para a apresentação oral, os trabalhos serão submetidos exclusivamente na forma de RESUMO EXPANDIDO. Nas modalidades pôster exposição de trabalho, os trabalhos serão submetidos exclusivamente na forma de RESUMO SIMPLES.

Serão permitidos até seis trabalhos por orientador, sendo até três na modalidade pôster e três na modalidade oral.

Os trabalhos de nível Fundamental poderão ser de qualquer uma das seguintes áreas do conhecimento:

Linguagens, códigos e suas tecnologias;

Ciências humanas e suas tecnologias;

Matemática e suas tecnologias;

Ciências da natureza e suas tecnologias;

Os trabalhos de ensino Médio, Técnico e Superior poderão ser de qualquer uma das seguintes áreas do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra;

Ciências Biológicas;

Engenharias;

Ciências da Saúde;

Ciências Agrárias;

– Ciência e Tecnologia de Alimentos;

Ciências Sociais Aplicadas;

Ciências Humanas;

– Ciência da Computação;

Linguística, Letras e Artes.

  1. Normas para elaboração dos trabalhos

1) Os trabalhos, resumos simples e expandido, deverão ser enviados em arquivo PDF de no máximo 3MB, com base nos seguintes templates em formatos .odt, .doc e .docx: resumo_simples.odtresumo_simples.docresumo_simples.docxresumo_expandido.odtresumo_expandido.docresumo_expandido.docx.

2) Os trabalhos deverão ser apresentados no formato A4 (21×29,7 cm), gravados no formato PDF, com fonte Arial, tamanho 12. As páginas devem ter 3,0 cm de margens superior e esquerda e 2,0 cm para margens inferior e direita.

3) Os trabalhos na forma de RESUMO SIMPLES deverão ser compostos por título, autores, afiliações e texto em parágrafo único. O resumo simples deverá ser apresentado em uma página, com no máximo 2000 caracteres sem contar os espaços. Os itens do resumo simples deverão seguir as seguintes normas:

    1. Título: em negrito, com todas as letras maiúsculas e alinhamento central.
    2. Autores: alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo do título; iniciar pelo sobrenome (todo em maiúsculo), seguido do nome e abreviatura dos demais prenomes separados por vírgula com iniciais em maiúsculo (Ex: ANTUNES, M. A.); os autores deverão ser identificados com um número sobrescrito de acordo com as afiliações.
    3. Afiliações: Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo dos autores. Deverá corresponder ao número de cada autor, com afiliação e endereço eletrônico para correspondência.
    4. Texto: espaçamento simples entre linhas e justificado.
    5. Para resumo simples não deverão ser utilizados citações no texto, bem como referências bibliográficas ao final do texto.

4) Os trabalhos na forma de RESUMO EXPANDIDO deverão ser compostos pelos seguintes itens: título, autores, afiliações com identificação da instituição, introdução, metodologia (material e métodos), resultados e discussão, conclusões e referências. O resumo expandido deverá ser apresentado com o mínimo de três (03) páginas e com o máximo de cinco (05) páginas; o trabalho na modalidade resumo expandido poderá, ainda, conter tabelas, figuras e agradecimentos (órgãos de fomento e instituições colaboradoras); para as afiliações e rodapés de tabelas e figuras deverá ser utilizada letra com tamanho 10.

5) Os itens do resumo expandido deverão ser apresentados da seguinte maneira:

    1. Título: em negrito, com todas as letras maiúsculas e alinhamento central.
    2. Autores: alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo do título; iniciar pelo sobrenome (todo em maiúsculo), seguido do nome e abreviatura dos demais prenomes separados por vírgula com iniciais em maiúsculo (Ex: ANTUNES, M. A.); os autores deverão ser identificados com um número sobrescrito em negrito de acordo com as afiliações; o nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado.
    3. Afiliações: Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo dos autores. Deverá corresponder ao número de cada autor, com afiliação e endereço eletrônico para correspondência.
    4. Texto: espaçamento simples entre linhas e justificado.
    5. Referências Bibliográficas: as citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e as referências deverão ser relacionadas segundo o template disponibilizado.
    6. Tabelas e figuras: as palavras “Tabela” e “Figura” deverão ser escritas com as letras iniciais em maiúsculo, seguindo o template disponibilizado. A fonte utilizada deverá ser Arial, tamanho 10.
    7. Palavras-chave: deverá conter de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgula, sendo a última sucedida de ponto final.
  1. Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão submetidos à verificação pela Comissão Científica do 4º ENCIF, que observará se estão de acordo com as normas específicas para elaboração de resumos, constantes neste regulamento. Logo em seguida, os trabalhos serão enviados para avaliação por dois (02) revisores da área de conhecimento do trabalho.

As informações contidas nos trabalhos serão de inteira responsabilidade dos autores e orientadores.

A divulgação dos trabalhos aceitos será no dia 31 de outubro.

  1. Normas para apresentação dos trabalhos durante o 4º ENCIF

Será disponibilizado para cada trabalho apresentado no 4º ENCIF apenas um certificado em formato digital com o nome do apresentador e demais autores e orientador.

Apresentações orais

  1. A data e o horário das apresentações orais serão divulgados no site do evento.
  2. O apresentador terá disponível um computador e um projetor multimídia.
  3. Os trabalhos deverão ser apresentados em slides no formato PDF e deverão estar em pendrive.
  4. A duração máxima de cada apresentação oral será de 15 minutos, sendo disponibilizados até 10 minutos para exposição oral e 5 minutos para arguição dos avaliadores.
  5. Os apresentadores de todos os trabalhos previstos para cada sala deverão estar presentes, no mínimo, 10 minutos antes do início da respectiva seção para inserção e testes dos slides.
  6. Em cada seção haverá, no mínimo, um coordenador na mesa para organizar e auxiliar nas apresentações.

O APRESENTADOR QUE NÃO COMPARECER NO HORÁRIO DETERMINADO NÃO PODERÁ REALIZAR SUA APRESENTAÇÃO.

Pôsteres

  1. A data e o horário das apresentações de pôsteres serão divulgados no site do evento.
  2. Cada pôster deverá ter 0,90m de largura e 1,00m de altura.
  3. A apresentação dos pôsteres se dará em horário e local a ser estabelecidos pela Comissão Organizadora e previamente divulgados;
  4. A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster será dos autores.
  5. A ausência do apresentador durante a avaliação implica na desclassificação para o recebimento de certificado de apresentação.
  6. O apresentador deverá estar à disposição dos avaliadores durante o horário de exibição.
  7. Os pôsteres não retirados após o horário de exibição serão descartados.

Exposição de trabalhos (Ensino Fundamental)

  1. A exposição dos trabalhos será destinada a alunos das séries finais de escolas públicas e particulares da cidade de Bagé.
  2. Serão oferecidas vagas para a exposição de até 50 trabalhos, sendo necessário a submissão de um resumo simples, descrevendo o trabalho que foi desenvolvido.
  3. Cada trabalho poderá ser apresentado por no máximo dois alunos, totalizando 100 alunos;
  4. A responsabilidade pela montagem e retirada dos materiais será dos autores e orientadores.
  5. NÃO SERÃO PERMITIDOS materiais perfurantes, cortantes, explosivos e animais.

 

Certificados

Os certificados das apresentações realizadas estarão disponíveis na página web do evento após seu encerramento.